A EMS
Fundada há mais de 55 anos e com capital 100% nacional, a EMS é a líder do mercado farmacêutico brasileiro há quatorze anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC, um dos maiores conglomerados brasileiros. Esse sucesso resulta do investimento constante em pesquisa e desenvolvimento, da moderna infraestrutura fabril, da agilidade e pioneirismo no lançamento de produtos, da sinergia entre as diversas unidades de negócio, do foco constante e crescente em inovação e do talento de milhares de colaboradores.

A empresa ocupa também a liderança no segmento de genéricos desde 2013 (IQVIA 2018) e está entre os maiores laboratórios em preferência prescritiva no Brasil. Tem forte presença em PDVs de todo o país e atuação nas áreas de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as especialidades da Medicina. Possui o maior portfólio do setor, além de apoiar continuamente ações de responsabilidade social dentro e fora do Brasil.

Com investimentos frequentes em modernização da infraestrutura fabril e em pesquisa de ponta para desenvolver produtos inovadores, eficazes e seguros, a EMS está preparada para continuar cuidando das pessoas que querem viver cada vez mais e melhor.
HISTÓRIA DE SUCESSO
A história da EMS é de constante superação, reinvenção e desenvolvimento. Nascida da pequena Farmácia Santa Catarina, foi fundada por Emiliano Sanchez em 1964 e teve a primeira fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP). Um grande salto foi dado com a implantação do complexo industrial de Hortolândia (SP), em 1999, onde estão localizados o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado em 2002, um dos mais modernos da América Latina, que conta com mais de 400 pesquisadores e recebe 6% do faturamento da empresa em investimentos; e a robotizada unidade de embalagem de medicamentos sólidos, que passou a funcionar em 2013.

A EMS, além do complexo de Hortolândia, conta, desde 2013, com a planta de Jaguariúna (SP); desde 2014, com a Novamed, sua unidade produtiva em Manaus (AM); e, desde 2017, está também em Brasília (DF).

Em mais de meio século de trajetória, a empresa segue firme em sua missão: cuidar das pessoas e oferecer a elas medicamentos de qualidade, promovendo o acesso à saúde. O resultado só poderia ser este: crescimento. Capacidade competitiva. Solidez. É a EMS trilhando um futuro também promissor.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Cuidar das pessoas. Ser o melhor parceiro para criar, aperfeiçoar, produzir e disponibilizar produtos inovadores e acessíveis que promovam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Visão
Ser admirada e reconhecida como a maior e melhor empresa farmacêutica.
Valores

Vamos Além

Queremos nos superar e ser sempre os melhores. Nunca perdemos de vista a saúde financeira e o crescimento sustentável da nossa empresa, trabalhando de forma incansável pela perenidade dos negócios e pelos resultados de hoje e do futuro.

Ousamos para Evoluir

Encaramos de frente os nossos desafios. Somos inovadores e responsáveis quando propomos novas alternativas. Contribuímos para a evolução da humanidade, sempre em busca de soluções que fazem a diferença nos mercados onde estamos presentes.

Valorizamos
os Seres Humanos

Somos genuinamente comprometidos com o impacto do nosso trabalho na sociedade, respeitando o indivíduo e abraçando as diferenças. Valorizamos a dedicação da nossa gente e reconhecemos com meritocracia. Temos orgulho da confiança dos nossos parceiros e consumidores.

Fazemos Rápido e Bem Feito

Somos atentos ao escutar, criteriosos ao planejar e ágeis ao executar. Atuamos de forma integrada, sendo simples, objetivos e empenhados, em todos os nossos processos. Buscamos a excelência em tudo o que fazemos.

COMITÊ CIENTÍFICO
A EMS conta com a competência de um Comitê Consultivo Científico formado, entre outros, por representantes do Incor, do Inbracer, do Instituto de Física da USP de São Carlos (SP), da Federal de Santa Catarina, da Fiocruz, do Hospital do Rim, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FATOS E NÚMEROS

1 bilhão
de unidades (caixas de medicamentos)/ano é a capacidade produtiva instalada

Mais de 5 mil
colaboradores

Maior portfólio:
mais de 2,6 mil apresentações de produtos

Exportação
para mais de 40 países

Líder de mercado há mais de uma década.

Líder no segmento de genéricos desde 2013.

Entre os maiores laboratórios em preferência prescritiva no Brasil.

Uma das maiores forças de vendas do Brasil, com 2000 propagandistas médicos, aproximadamente.

Forte presença em PDVs de todo o Brasil.

Entrada no mercado oncológico em 2014.

Foco em inovação em quatro frentes: inovação radical, inovação incremental, medicamentos biotecnológicos e genéricos de alta complexidade

Investimento crescente em pesquisa clínica

Mais de 100 patentes concedidas pelo mundo.

Forte investimento em ações de responsabilidade social.

PIONEIRISMO
A EMS é reconhecida pelo seu pioneirismo, um dos diferenciais que a mantém líder. Conheça algumas ações pioneiras da empresa:
UNIDADES DE NEGÓCIOS
PRESCRIÇÃO
GENÉRICOS
OTC
MARCAS
HOSPITALAR
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade: um dos pilares que movem a trajetória da EMS. Não basta à empresa ser líder em vendas e em faturamento se consumidores, colaboradores, parceiros e profissionais de saúde não reconhecerem a marca como responsável dos pontos de vista social, ambiental, cultural e na área esportiva.
SOCIAL
Saiba Mais
AMBIENTAL
Saiba Mais
CULTURAL
Saiba Mais
NA ÁREA ESPORTIVA
Saiba Mais
OUTROS DESTAQUES
GENÉRICOS: ACESSO À SAÚDE
A EMS foi a primeira a produzir e a comercializar genéricos para o consumidor brasileiro, em 2000, e a comprovar a confiabilidade e segurança desses medicamentos. Os genéricos mudaram o perfil do mercado farmacêutico nacional. Promoveram a maior concorrência entre os produtos e elevaram a qualidade dos processos de fabricação. Para a população, ampliaram a oportunidade de escolha e a oferta de preços mais competitivos. Os medicamentos genéricos simbolizam a tecnologia EMS. O seu compromisso com uma sociedade cada vez mais exigente e informada. Uma contribuição para que o aumento do número de pessoas com acesso a tratamentos adequados de saúde seja uma realidade no País. A EMS, que ocupa o primeiro lugar no ranking geral de farmacêuticas nacionais, é hoje também a líder em genéricos no País (IQVIA 2018). E detentora do maior portfólio do segmento, com aproximadamente 500 apresentações de produtos.

LIDERANÇA DE MERCADO
A EMS é a indústria farmacêutica líder no Brasil há quatorze anos consecutivos.
O primeiro lugar no ranking é ocupado desde 2006 e já vinha se desenhando nos cinco anos anteriores, período em que a empresa cresceu 245,1% em faturamento e 147,69% em unidades vendidas.
Em 2019, a EMS, com ousadia, responsabilidade, pioneirismo e valorização de pessoas, segue firme na liderança (auditoria IQVIA) e está preparada para aí permanecer também nos próximos anos.

FOCO EM INOVAÇÃO
A inovação é e continuará sendo um dos principais focos da empresa nos próximos anos. A EMS investe consistentemente em genéricos de alta complexidade, em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos - considerados o futuro da indústria farmacêutica. Outra grande aposta é em inovação radical, com a empresa Brace Pharma, localizada nos Estados Unidos, com foco em trazer terapias inovadoras aos pacientes. Na EMS, um futuro de inovação já é o presente.

PRESENÇA NO EXTERIOR
A EMS foi a empresa farmacêutica nacional pioneira, em 2005, na exportação de medicamentos para o continente europeu. Desde 2006, mantém acordo técnico-científico com um dos melhores e mais renomados laboratórios de pesquisa do mundo - o MonteResearch, na Itália, visando o intercâmbio de conhecimento e tecnologia. Com exportações para a América Latina, Europa, África, Ásia e Oriente Médio, a EMS está presente em mais de 40 países. A Ciclosporina Microemulsão, imunossupressor de alta complexidade utilizado para combater a rejeição de órgãos transplantados, é um dos principais medicamentos exportados. A EMS é a única fabricante do produto genérico em toda a América Latina há mais de 18 anos. A empresa trabalha com novas soluções e os melhores produtos para o Brasil e o mundo.

COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA GLOBAL
A EMS, em um esforço de saúde pública global, foi a primeira empresa privada a assumir, em 2017, uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicar no mundo, até 2030, a bouba, doença negligenciada que se caracteriza por uma infecção bacteriana crônica e debilitante que afeta a pele e, em casos mais avançados, compromete os ossos e cartilagens também. De cada 10 pessoas afetadas, sete são crianças menores de 15 anos que vivem em comunidades predominantemente rurais e pobres de regiões da África, Ásia e Pacífico.

O sucesso dessa parceria entre EMS e OMS pode garantir que a bouba se torne a segunda doença erradicada na história da humanidade - a primeira por meio de antibióticos. Até hoje, apenas a varíola foi erradicada, fato que ocorreu em 1980, usando-se uma vacina. Como o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder e pioneiro, a EMS não poderia deixar de abraçar essa desafiadora possibilidade de atuação em benefício de tantas vidas.
RECONHECIMENTO
A EMS é certificada pela agência sanitária de Portugal - Infarmed/EMA (Agência de Medicamentos Europeia), pela agência regulatória turca TITCK (Turkish Medicines and Medical Devices Agency) e pela Invima (agência regulatória da Colômbia). A empresa segue rigorosamente as normas internacionais de GMP - Good Manufacturing Practices (Boas Práticas de Fabricação), e seus complexos industriais, construídos de acordo com padrões da FDA - Food and Drug Administration -, têm certificação da Anvisa
GESTÃO AMBIENTAL
A preocupação ambiental é uma constante para a EMS, que possui uma política rígida de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Por meio de um Sistema de Gestão Ambiental sólido e sustentável, trabalhamos com controles efetivos, incluindo: gerenciamento de resíduos; tratamento de todos os efluentes sanitários e industriais; e minimização, a níveis aceitáveis, de todos os impactos ambientais causados pela operação fabril.

Nós adotamos procedimentos para proteger o meio ambiente e minimizar impactos ambientais. Orientamos os colaboradores e prestadores de serviços a executarem atividades para a prevenção de possíveis impactos ambientais, preservando, assim, o meio ambiente. A empresa tem uma definição de responsabilidades, realiza avaliação contínua das atividades e processos, bem como otimiza a utilização de recursos naturais. Além disso, todas as nossas atividades que possam interferir no meio ambiente são licenciadas, e também estamos preparados para situações adversas, pois contamos com um plano de atendimento a emergências.

Dentro das nossas instalações, medimos e controlamos diretamente o consumo de água, energia, geração de resíduos e efluentes.
EMS PELO MUNDO