AÇÕES CULTURAIS
A EMS é, tradicionalmente, uma grande apoiadora da cultura no país. O incentivo é voltado para projetos diversos, incluindo teatro, cinema, música, literatura, museus, fotografia, exposições temáticas, concertos nacionais e internacionais, estimulando o acesso não somente à expressão artística brasileira, como também à mundial. Para a EMS, estimular a cultura é também uma forma de promover saúde e bem-estar.

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da USP, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo. A EMS patrocina o restauro desse importante ícone cultural nacional, que está fechado para visitação desde 2013. A obra teve início em 2019 e a reinauguração está prevista para setembro de 2022, data que marca a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Troféu Raça Negra e FLINKSAMPA

Há 17 anos, a Sala São Paulo é o palco da debutante festa do Troféu Raça Negra, o Oscar da Comunidade Negra. O evento é patrocinado pela EMS desde 2016 e conta com a presença de ativistas, gestores, artistas e personalidades que escrevem a história do povo negro no cenário nacional e internacional, reconhecendo trabalhos que envolvem sempre muita luta e dedicação.
A EMS também é patrocinadora da FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra -, que acontece na cidade de São Paulo – SP. Ambos os eventos são produzidos pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Música em Trancoso

Evento musical único no Brasil, o festival "Música em Trancoso" surgiu em 2012. Sua programação eclética congrega música clássica, popular, jazz e world music, com artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial. Além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, sede do festival, o Música em Trancoso realiza atividades gratuitas, como concertos ao livre, masterclasses e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região. A EMS é mantenedora do projeto desde 2019.

Mozarteum Brasileiro

A EMS é mantenedora desde 2013 do Mozarteum Brasileiro. Por meio dessa parceria, emocionantes e irretocáveis apresentações da música clássica nacional e internacional são realizadas na Sala São Paulo, na capital paulista. O Mozarteum é uma das mais conceituadas associações culturais do País, tendo como objetivo valorizar e difundir a cultura musical por meio da promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de atividades educativas.

MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, patrocinado pela EMS desde 2013, é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. O acervo do MAM possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea.
OUTROS PROJETOS APOIADOS

O Fantasma da Ópera

A EMS patrocinou as temporadas 2018 e 2019 do espetáculo teatral "O Fantasma da Ópera" no Brasil, considerado o musical há mais tempo em cartaz na Broadway (desde 1988). A figura do fantasma, perambulando pelas catacumbas da Ópera de Paris, já fascinou mais de 140 milhões de pessoas em 35 países e 160 cidades no mundo inteiro.

A Noviça Rebelde

Superprodução da Broadway no Brasil, patrocinada pela EMS na temporada 2018, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A peça é inspirada na história real de amor entre uma jovem noviça e um capitão viúvo, pai de sete filhos. Já foi sucesso no cinema em 1965 e venceu cinco Oscars.

Le Misérables

O musical "Le Misérables", fenômeno mundial, foi encenado no Brasil em 2017, no Teatro Renault, e contou com o patrocínio da EMS. Escrito por Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg e baseado no clássico romance de Victor Hugo, o espetáculo ganhou mais de 120 prêmios e foi visto por mais de 70 milhões de pessoas nos 44 países por onde passou.

Colegas no Teatro

A primeira e segunda temporadas da peça teatral “Colegas”, que já havia feito sucesso no cinema, estrearam com patrocínio da EMS. A peça aborda a inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Em 2017, de outubro a dezembro, foi apresentada no Teatro Masp, na capital paulista; em 2018, percorreu cidades do interior do Estado de São Paulo – Itatiba, São José dos Campos, Jacareí, Paulínia, Bragança Paulista, Assis, Lorena e Jaguariúna.

Quinta Justa

A EMS patrocinou a realização do Quinta Justa, projeto de 12 shows musicais únicos, realizados sempre às quintas-feiras, de setembro a novembro de 2018, no Teatro Folha, em São Paulo, com curadoria do titã Branco Mello.

FLIT - Feira de Literatura Infantil de Taubaté

A FLIT - Feira de Literatura Infantil de Taubaté - contou com o patrocínio da EMS em 2017. O evento tem o objetivo de consolidar a cidade de Taubaté como detentora do título de Capital Nacional da Literatura Infantil.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A EMS esteve presente na 24ª Bienal do Livro com a reedição da exposição "Menas – O certo do errado, o errado do certo", que aconteceu entre 26/08 e 04/09/2016, na capital paulista, em homenagem ao Museu da Língua Portuguesa. A mostra, cujo nome era na verdade uma provocação, teve o objetivo de aproximar o público do idioma nacional, de maneira clara, divertida e eficaz, demonstrando que a língua é dinâmica, viva, rica, moldável, e que se adapta ao tempo e ao espaço, sem abrir mão de seu padrão culto.

Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo

A EMS patrocinou o longa-metragem "Mais forte que o mundo", obra sobre o ex-campeão brasileiro de peso-pena do UFC (Ultimate Fighting Championship), José Aldo. O filme, que estreou em junho de 2016 em cinemas de todo o país, relata a trajetória de superação e a construção da carreira de sucesso do lutador e conta com um elenco de peso.

Chacrinha, o musical

Com texto de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira e protagonizado por Stepan Nercessian e Leo Bahia, "Chacrinha, o Musical" foi um dos maiores espetáculos nacionais de teatro da temporada 2014/2015. A peça, representada nos palcos do Rio de Janeiro e São Paulo, contou com o patrocínio da EMS e narrava a trajetória do apresentador desde a sua infância até o auge da carreira na TV Globo, no programa de auditório "Cassino do Chacrinha".

Mudança de Hábito

Esse grande espetáculo da Broadway foi inspirado no filme de mesmo nome, estrelado por Whoopi Goldberg, e consagrado como uma das comédias mais reconhecidas de seu tempo. Depois de ser assistido por mais de cinco milhões de espectadores ao redor do mundo, a montagem original – com letras em português e elenco brasileiro – desembarcou pela primeira vez no País em 2015, e contou com o patrocínio da EMS.

Filme "Divã a 2"

A comédia romântica nacional percorreu os cinemas de todo o Brasil com o patrocínio da EMS em 2015. Em uma das cenas com os atores principais, a empresa também realizou uma ação de merchandising com o produto Energil C. O filme conta a história de um casal em crise, que recorre à terapia para tentar salvar a relação de dez anos.

Até que a Sorte nos Separe 3

O filme, que contou com o patrocínio da EMS, é a primeira trilogia do cinema nacional e continua a narrar a trajetória de Tino em busca de dinheiro. Teté, sua filha e de Jane, começa a namorar o herdeiro de um empresário riquíssimo. Ao saber da notícia, Tino coloca em prática um plano para tentar estabilizar a situação financeira da família. A estreia ocorreu em dezembro de 2015.

Bourbon Street Fest

O Bourbon Street Fest é uma celebração à música, à cultura e à culinária de New Orleans, cidade americana considerada o berço da música negra no país e capital mundial do jazz. O festival contou com o patrocínio da EMS em 2013 e 2014, e teve como atração principal o pianista, produtor e compositor Allen Toussaint, autor de músicas regravadas por bandas como Rolling Stones e The Who.

Eu me ensinei – Narrativas da criatividade da arte popular brasileira

A obra "Eu me ensinei" (Galeria Pontes), que recebeu o patrocínio da EMS, tem o objetivo de elucidar como se dá a produção da arte popular brasileira atual, identificando o destino da arte popular, sua sobrevivência, em especial, diagnosticando o tratamento que é dado a esse importante segmento das artes plásticas pelo ambiente cultural brasileiro.

Sesmarias, Engenhos e Fazendas. Arraial dos Souzas, Joaquim Egydio, Jaguary (1792 - 1930)

O livro "Sesmarias, Engenhos e Fazendas. Arraial dos Souzas, Joaquim Egydio, Jaguary (1792 - 1930)", impresso em 3 volumes, conta a trajetória das fazendas de maior relevância histórica da região de Souzas e Joaquim Egídio e relata a construção da riqueza do Estado de São Paulo por meio da cultura do café. A obra contou com o patrocínio da EMS.

Festas do Brasil

Esse livro da Editora Brasileira, patrocinado pela EMS, apresenta imagens e informações sobre as principais festas populares brasileiras. Uma espetacular sequência de diversidade e costumes presentes em todas as regiões do Brasil, em manifestações como o Carnaval, Bumba-Meu-Boi, Dia de Reis, Círio de Nazaré, entre outros.

Aquarela do Brasil

Esse livro da Editora Brasileira, patrocinado pela EMS, apresenta, por meio de fotografias, uma viagem pela história da formação da identidade do País. Passa por vários períodos, desde a colonização até as transformações culturais e sociais que compõem diferentes cenários do desenvolvimento da nação brasileira.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A temporada oficial de 2014 da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), patrocinada pela EMS, consistiu em uma série de 24 concertos apresentados no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas (SP).
Ações Culturais e Patrocínios Anteriores

A Comédia dos Erros

Em completa sintonia com a valorização, pela EMS, de espetáculos que promovem bom humor e alto-astral, a peça de William Shakespeare "A Comédia dos Erros", em cartaz de julho a novembro de 2009 em São Paulo, recebeu apoio da empresa. A iniciativa refletiu o compromisso do laboratório com as manifestações artísticas e o talento brasileiro. A "Comédia" girava em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos e é considerada pelos pesquisadores a primeira peça de Shakespeare, sendo que sua estreia nos palcos teria ocorrido, provavelmente, em 1594.

Festa para um Rei Negro

A EMS, que apoia iniciativas de demonstração da riqueza e do talento da música brasileira, esteve ao lado de Jair Rodrigues no show “Festa para um Rei Negro”, em fevereiro de 2009. O evento celebrou os 70 anos de vida e 50 de carreira do cantor, que de vocalista em casas noturnas do interior de São Paulo passou a intérprete e ídolo nacional. O espetáculo aconteceu no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e o artista dividiu o palco, na primeira noite, com Pelé e grandes nomes da música brasileira, como Jorge Aragão, Luciana Mello, Chitãozinho e Xororó, Max de Castro, Jairzinho, Alcione, Simoninha e Pedro Mariano. Na segunda apresentação, Jair cantou grandes sucessos acompanhado de sua banda.

Quinteto Brasileiro de Cordas

Formado por renomados e experientes músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o “Quinteto Brasileiro de Cordas” já recebeu apoio da EMS. A parceria, ocorreu em 2008 e 2009. Com uma viola, dois violinos, um violoncelo e um contrabaixo, o grupo é marcado por sua versatilidade de estilos e qualidade artística.

Exposição "Saúde e Medicina no Brasil e Portugal - 200 anos"

A EMS foi uma das empresas patrocinadoras da exposição itinerante “Saúde e Medicina no Brasil e Portugal – 200 anos”, inaugurada no dia 4 de novembro de 2008, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, em Portugal, onde permaneceu até 4 de janeiro de 2009. A mostra já esteve em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, integrando as comemorações dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil. O apoio à exposição foi uma prova do constante compromisso da EMS em participar de projetos que divulgam temas da saúde e, mais do que isso, que cuidam da memória nacional, resgatando fatos importantes e de interesse histórico.

Bem na Moda

A EMS foi, em 2008, uma das apoiadoras da quarta edição do "Bem na Moda", projeto que reuniu estilistas de renome e utilizou as passarelas em prol de causas importantes, de cunho social ou cultural, na cidade de Campinas. O desfile aconteceu no dia 22 de outubro, no Shopping Iguatemi Campinas. A renda arrecadada com o evento foi revertida, pela primeira vez, para o Grupo Primavera e o Hospital da Sobrapar. Com o slogan “Mais do que um desfile. O maior espetáculo da moda”, o "Bem na Moda" contou com atrações circenses, estilistas e grifes nacionais e internacionais famosas. Para a EMS, esse apoio representou estar ao lado de entidades sérias e comprometidas com questões de cidadania, saúde e educação.

Exposição "Einsten"

Investir, de maneira consistente, em pesquisa e desenvolvimento é uma das filosofias da EMS. E cada vez mais tem feito parte da cultura da empresa apoiar eventos voltados à disseminação do conhecimento científico. É por isso que o laboratório copatrocinou uma viagem instigante pela vida e pelas teorias revolucionárias de um dos maiores nomes da Ciência do século XX: a exposição "Einstein", realizada em São Paulo, entre setembro e dezembro de 2008. A mostra, que já havia atraído mais de dois milhões de visitantes no exterior e era até então inédita no Hemisfério Sul, foi adaptada e ampliada para o Brasil.

Espetáculo Musical "Divina Elizeth"

A EMS patrocinou o espetáculo "Divina Elizeth", inspirado na vida e obra de Elizeth Cardoso, uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. O musical cumpriu temporadas em São Paulo, de abril a junho de 2008, no Teatro Frei Caneca, e no Rio de Janeiro, de julho a setembro do mesmo ano. No palco, cinco atrizes revezaram-se no papel principal e encantaram o público com sua graça e vozes belíssimas. O apoio fez parte da proposta da empresa de valorizar e conservar o patrimônio cultural brasileiro.

Prêmio Comunique-se

A EMS patrocinou, em 2008, o Prêmio Comunique-se, dirigido à imprensa brasileira e que tem como objetivo reconhecer o desempenho de jornalistas pelo conjunto de seu trabalho em determinado período, a partir dos votos dos profissionais da área pela internet. O apoio do laboratório farmacêutico foi um modo de reconhecimento de que as boas ideias, a transparência, a investigação jornalística bem conduzida e o compromisso com a sociedade serão sempre o melhor caminho para o Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu em 16 de setembro.

Grupo teatral "Jogando no Quintal"

O grupo de teatro "Jogando no Quintal" esteve pela primeira vez em Campinas com patrocínio da EMS, confirmando a atuação da empresa na área cultural. O espetáculo foi apresentado de julho a agosto de 2008, no Teatro Tim. “Jogando” é baseado na estrutura de um jogo de futebol e no improviso: um elenco formado por palhaços cria cenas na hora, a partir de temas sugeridos pela plateia, que também elege as melhores performances. A parceria com o laboratório farmacêutico permaneceu até o final daquele ano, com ações direcionadas a colaboradores.

Exposição "Revolução Genômica"

A EMS copatrocinou a exposição Revolução Genômica no Brasil. Com dois mil metros quadrados de extensão, a mostra ocupou, de 29 de fevereiro a 13 de julho de 2008, o Pavilhão Armando de Arruda Pereira (antiga sede do Prodam), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Originária do Museu de História Natural de Nova York, a Revolução Genômica trouxe a marca EMS em sua campanha de mídia, material gráfico e no espaço intitulado "Laboratório do Aprendizado". A indústria farmacêutica ainda realizou, no espaço, eventos exclusivos de relacionamento com diversos públicos, como médicos e profissionais do segmento farmacêutico. Com o apoio, a EMS reforçou a contribuição a projetos voltados à tecnologia e inovação.