AÇÕES SOCIAIS
A responsabilidade social da EMS está baseada em ações para garantir bem-estar e promover o bem comum. Trabalhamos em prol da saúde do corpo, mas também em benefício da saúde do espírito. A nossa missão é cuidar das pessoas. Atuamos de forma correta e transparente com os diversos públicos, sempre respeitando a comunidade e colaborando para a melhoria das condições socioeducacionais.

EMEI Emiliano Sanchez (Hortolândia – SP)

Primeira e única EMEI construída localmente a partir de uma parceria entre o governo municipal e uma empresa privada. A EMS é mantenedora do estabelecimento desde a sua fundação, em 2008. A verba investida mensalmente pela empresa é destinada ao custeio de água, luz, telefone, alimentação, vestimenta, transporte e material didático. A EMEI atende, em período integral, 210 alunos de quatro meses a cinco anos de idade, filhos de colaboradores e crianças da comunidade.

Hospital de Amor (Barretos – SP)

Desde 2015, a EMS apoia o Hospital - considerado Centro de Referência Nacional no tratamento do câncer adulto e pediátrico -, ajudando a viabilizar o atendimento de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para esses pacientes, têm sido oferecidos serviços de diagnóstico e tratamento, entre outros cuidados. Além disso, anualmente, a empresa também doa à instituição cofrinhos solidários, que são espalhados por estabelecimentos comerciais Brasil afora, visando arrecadar contribuições para o Hospital.

Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba – PR)

A EMS apoia, desde 2015, o Hospital Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil. É uma das unidades do Complexo Pequeno Príncipe, formado, também, pela Faculdade Pequeno Príncipe e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. As três unidades trabalham de forma integrada para promover saúde, educação, pesquisa, arte, cultura e mobilização social, em favor de milhares de crianças e adolescentes de todo o país.

Doutores da Alegria

A EMS patrocinou, entre 2017 e 2019, essa organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Doutores da Alegria leva a arte do palhaço gratuitamente para o universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social.

IQE (Instituto Qualidade no Ensino)

A EMS é parceira do IQE desde 2006. O resultado dessa união é o programa Qualiescola, que capacita professores em língua portuguesa e matemática, reforçando as suas competências técnicas para uma melhor desenvoltura metodológica nessas duas disciplinas básicas, beneficiando estudantes da rede pública de ensino. Cidades como Caruaru, Recife e Bezerros (PE) já receberam a iniciativa com ótimos resultados.

ImageMagica

A parceria entre EMS e ImageMagica cria, por meio da fotografia, um ambiente favorável à humanização do tratamento médico dentro de hospitais. Munidos de câmeras e orientados por educadores, os participantes – médicos, pacientes, acompanhantes, enfermeiros, equipe administrativa e de limpeza – são convidados a registrar momentos vividos na instituição de saúde. O resultado é transformado em exposição no próprio espaço hospitalar.

Hospital SOBRAPAR (Campinas – SP)

A Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial (SOBRAPAR) foi fundada em 1979, como instituição filantrópica de Utilidade Pública Municipal Estadual e Federal. Desde a sua fundação, o atendimento é 100% SUS – Sistema Único de Saúde, com abordagem interdisciplinar. Visa atender pacientes de todo o Brasil com deformidades craniofaciais. A EMS apoia a instituição desde 2015.

Hospital Erasto Gaertner (Curitiba – PR)

A EMS apoia o Hospital Erasto Gaertner, um centro de excelência em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Apenas em 2019, realizou mais de 400 mil atendimentos e mais de 1,7 milhão de procedimentos. Foram mais de 8 mil cirurgias, 240 mil aplicações de radioterapia e mais de 80 mil doses de quimioterapia. Pela vocação filantrópica, mais de 80% destes procedimentos foram realizados pelo SUS.

Projeto DODÓI

Com o objetivo de devolver às crianças com câncer a capacidade de sonhar, brincar, desenvolver a sua criatividade, humanizar o atendimento e contribuir para o seu restabelecimento mais rápido e feliz, foi criado o Projeto DODÓI, uma iniciativa da ABRALE com apoio do Instituto Maurício de Sousa. Por meio de atividades lúdicas, o brincar se apresenta como forma de autoterapia, sendo um importante instrumento na busca de melhores resultados para as terapias médicas propostas. O projeto conta com o patrocínio da EMS.

Fundação Síndrome de Down

A Fundação Síndrome de Down, localizada na região de Campinas (SP), oferece apoio às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa atendida, realizando mediações nos contextos da educação, saúde, lazer e mercado de trabalho. São oferecidos os serviços: atenção terapêutica; educação especial; apoio à vida adulta; formação e inclusão no mercado de trabalho; e atenção à família.

ABCJ

Entidade civil legalmente constituída sem finalidade lucrativa, de caráter filantrópico, beneficente e cultural. O objetivo principal do projeto da instituição apoiada pela EMS é aumentar a possibilidade de inserção de jovens no mercado de trabalho. É oferecido um curso de qualificação na escola SENAI de Jundiaí.

Casa da Criança Paralítica de Campinas

A Casa da Criança Paralítica de Campinas, apoiada pela EMS, oferece tratamento de reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência física. O tratamento consiste em sessões de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e estimulação pedagógica, além de atendimentos em serviço social, nutrição, odontologia, pediatria, neurologia, fisiatria e ortopedia. Após a admissão da criança na instituição, é elaborado um programa de atendimento que contempla a criança e a família, por meio de programas de acolhimento e desenvolvimento social.

AACD

A AACD, que recebe apoio da EMS, é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular. Atualmente, a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, o Hospital Ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade.

Projeto Guri

O Projeto Guri, maior programa sociocultural do Brasil, focado em educação musical e desenvolvimento humano, oferece cursos de canto coral, instrumentos musicais, além de iniciação musical a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Existe há 20 anos e tem cerca de 360 polos distribuídos pelo Estado de São Paulo. Recebe o patrocínio da EMS desde 2015.

Torneio de Golfe da Obra do Berço

A EMS patrocina, desde 2004, o Torneio de Golfe em prol da Associação “Obra do Berço”, que atende direta e indiretamente 3,5 mil crianças, jovens e suas famílias em três unidades na cidade de São Paulo (SP). O evento beneficente tem o objetivo de captar recursos para programas sociais da associação.

Feijoada da Creche Bento Quirino

A EMS patrocina, desde 2006, a "Feijoada do Bem", realizada anualmente para ajudar na manutenção da Creche Bento Quirino, em Campinas (SP). A instituição atua na comunidade há mais de 100 anos e atende crianças e adolescentes, que se socializam por meio de atividades educativas e culturais.

CEJ (Centro de Equoterapia de Jaguariúna)

Instituição filantrópica que assiste crianças carentes com os diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA); Retardo no Desenvolvimento Neuropsicomotor (RDNPM); Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância ou Paralisia Facial (ECNPI ou PC); Ataxia Cerebelar; Síndrome de Noonnan; Microcefalia; Depressão; Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE); e Atraso no Desenvolvimento de Linguagem.

Centro Infantil Boldrini (Campinas – SP)

A EMS, em 2017 e 2018, doou ao Centro Infantil Boldrini materiais para confecção de painéis de grafite nas dependências do hospital, localizado em Campinas (SP). Além disso, a empresa sediou em Hortolândia, para colaboradores, dois bazares beneficentes em prol da instituição. Foram vendidos artigos de mesa e banho confeccionados pelo Grupo de Artesanato e Costura do Boldrini. O Chá das Xícaras realizado todos os anos pelo Centro Infantil também recebe apoio cativo da EMS.

Projeto Barco da Saúde

Com o apoio da EMS, o projeto Barco da Saúde, organizado por professores e alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, leva medicamentos e cuidados médicos e odontológicos para as populações ribeirinhas de Santarém, no Pará. O objetivo do grupo é realizar atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas. Uma equipe de voluntários - dentre os quais dentistas e médicos especialistas em clínica geral, oftalmologia, dermatologia, pediatria, ginecologia e equipe de enfermagem, além de dezesseis alunos de Medicina e Odontologia da faculdade – atende os pacientes no barco-hospital Abaré, que navega durante dias pelos rios do Pará.

Outubro Rosa

Mês dedicado ao movimento mundial de mobilização em prol da luta contra o câncer de mama. A EMS já tem como tradição iluminar de rosa os 4 mil m² da fachada de seu prédio em Hortolândia, além de distribuir folhetos de conscientização a todos os colaboradores.

Novembro Azul

Mês dedicado à Campanha Novembro Azul, realizada em prol da conscientização sobre o câncer de próstata. A EMS já tem como tradição iluminar com o tom do movimento os 4 mil m² da fachada de seu prédio em Hortolândia e, também, a Caravela Anunciação, na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Além disso, produz e distribui para todos os colaboradores folheto com informações sobre sintomas, fatores de risco, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para a doença.

OUTROS PROJETOS APOIADOS



Casa Maria de Nazaré

A EMS foi doadora máster, em 2018 e 2019, para a realização do jantar natalino, evento para arrecadar verba para as três unidades da instituição, que atendem 800 crianças na região de Campinas (SP).

Santa Casa de BH

A EMS apoiou, em 2018, a Santa Casa de Belo Horizonte na ampliação do serviço de radioterapia, incluindo o aumento do número de sessões aos pacientes do SUS. A instituição é certificada como Centro de Alta Complexidade em Oncologia com Serviço Pediátrico (CACON). Por ano, realiza sessões de radioterapia em cerca de 5 mil pacientes pediátricos (até 17 anos).

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Impulsionado pelo desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto que leva o seu nome tem a missão de levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil. Atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas da educação básica. Entre 2017 e 2018, a EMS patrocinou a instituição.

SAFE de Araraquara (SP)

Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil sob organização da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, com patrocínio da EMS entre 2016 e 2018. O evento consiste em uma feira de saúde, cujas atividades – cerca de 4 mil atendimentos gratuitos que consistem de orientações sobre o uso correto de medicamentos, prevenção e tratamento de doenças, além de exames de triagem para anemia, diabetes e hipertensão arterial - são realizadas em uma praça central do município.

GRAACC

A EMS, em 2015, por meio de apoio financeiro ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), colaborou para a realização de projeto de pesquisa sobre alternativas de tratamento de tumores de sistema nervoso central e oculares sem uso de radioterapia em pacientes menores de 5 anos. O estudo tem como objetivos eliminar os efeitos tardios da radiação e aumentar a sobrevida nessa faixa etária. Diretamente, 50 pacientes foram beneficiados. O GRAACC está situado em São Paulo (SP).

APAE


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional. A EMS já apoiou as APAEs dos municípios de Poços de Caldas – MG, Baependi – MG, Barbacena – MG, Rondon do Pará – PA e Vargem Grande – MA, entre outros municípios brasileiros.

Abril Azul

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, a EMS apoiou, em 2015, em Campinas, a campanha “Abril Azul” - promovida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas (SMPD) e por entidades envolvidas com o transtorno. O azul é a cor símbolo do autismo, em uma alusão à sua predominância no sexo masculino. O objetivo da campanha é divulgar o tema à população e mostrar os avanços no tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Saúde Colorida

A EMS marcou presença na 1ª Virada da Saúde de São Paulo, nos dias 11 e 12 de abril de 2015, com a distribuição, para crianças de 4 a 10 anos, do livro “Saúde Colorida” e a contação das suas histórias de maneira lúdica. Diretamente, 1.027 crianças e pais que participaram da ação na Virada da Saúde foram beneficiados.

Lar dos Velhinhos de Campinas

A EMS patrocinou, em 2015, o livro "Entre Memórias, Emoções e Afetos: Histórias de Vida de Moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas". A obra traz relatos acerca dos idosos da instituição, que é referência nacional no cuidado ao idoso carente. O valor arrecadado com a venda dos exemplares será revertido para reforma e ampliação do prédio, que abriga hoje 130 pessoas com mais de 65 anos de idade. Além desta ação, a empresa contribui com doações em dinheiro em outros projetos da entidade.

Projeto "Guga, Lelé e a Lagarta"

O projeto "Guga, Lelé e a Lagarta", patrocinado pela EMS, ocorreu entre 2014 e 2015 em oito hospitais públicos do Estado de São Paulo. Três contos infantis (“Guga encontrou um gatinho”, “Lelé, a Elefantinha” e “A Lagarta”) foram publicados para serem distribuídos a crianças hospitalizadas e famílias, com a ação de contação de histórias. Foram atendidas mais de 2.500 crianças.

Expedicionários da Saúde

A EMS firmou parceria com a Associação Expedicionários da Saúde em 2015. A associação foi criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários com o objetivo de levar medicina especializada às populações indígenas isoladas da Amazônia. Especialmente para essa iniciativa, um Centro Cirúrgico Móvel foi montado, evitando a necessidade de deslocamento do enfermo até os centros urbanos. Diretamente, 6.581 pessoas foram atendidas em Alto Rio Negro (AM).

Ciência em Ação

O projeto “Ciência em Ação” foi realizado pela EMS em Hortolândia (SP) em 2014, com o objetivo de levar a ciência a escolas da rede municipal de ensino, buscando fomentar o conhecimento utilizando oficinas lúdicas e interativas. Mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino foram atendidos. A parceria da empresa com o “Ciência em Ação” teve início em 2013, na Feira de literatura Hortolendo, em Hortolândia (SP).
Além desses patrocínios, iniciativas e parcerias, a EMS ainda vem apoiando a Campanha MCDia Feliz e adquire cartões de Natal de entidades filantrópicas, promove o Natal Solidário e Campanhas do Agasalho entre os seus colaboradores, realiza doações em dinheiro e mantém outros apoios a eventos em benefício de comunidades carentes.