RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social da EMS está baseada em ações para garantir bem-estar e promover o bem comum. Trabalhamos em prol da saúde do corpo, mas também em benefício da saúde do espírito. A nossa missão é cuidar das pessoas. Atuamos de forma correta e transparente com os diversos públicos, sempre respeitando a comunidade e colaborando para a melhoria das condições socioeducacionais.

EMEI Emiliano Sanchez

A EMS e a Prefeitura de Hortolândia (SP) inauguraram em janeiro de 2008 - e mantêm desde então -, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emiliano Sanchez, em Hortolândia, município onde está instalado o polo industrial da farmacêutica. A escola de período integral oferece aulas para 210 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, incluindo filhos de colaboradoras e crianças da comunidade.

IQE - Instituto Qualidade no Ensino

A EMS é parceira do IQE desde 2006. O resultado dessa união é o programa Qualiescola, que capacita professores em português e matemática e lhes proporciona conhecimento para melhor desenvoltura metodológica nessas duas disciplinas. A iniciativa beneficia, diretamente, 11.500 alunos (média/ano) do Nordeste brasileiro. Cidades como Caruaru, Recife e Bezerros (PE) já receberam a iniciativa.

Ciência em Ação

O projeto “Ciência em Ação” foi realizado pela EMS em Hortolândia (SP) em 2014, com o objetivo de levar a ciência a escolas da rede municipal de ensino, buscando fomentar o conhecimento utilizando oficinas lúdicas e interativas. Mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino foram atendidos. A parceria da empresa com o “Ciência em Ação” teve início em 2013, na Feira de literatura Hortolendo, em Hortolândia (SP).

ImageMagica

Desde 2008, a parceria entre EMS e ImageMagica cria, por meio da fotografia, um ambiente favorável à humanização do tratamento dentro de hospitais. Munidos de câmeras e orientados por educadores do programa, médicos, pacientes, acompanhantes, enfermeiros, equipe administrativa e de limpeza são convidados a registrar momentos vividos na instituição de saúde e o resultado é transformado em exposição. A proposta é estreitar os laços afetivos entre os públicos envolvidos.

Projeto "Guga, Lelé e a Lagarta"

O projeto “Guga, Lelé e a Lagarta”, patrocinado pela EMS, ocorreu entre 2014 e 2015 em oito hospitais públicos do Estado de São Paulo. Três contos infantis (“Guga encontrou um gatinho”, “Lelé, a Elefantinha” e “A Lagarta”) foram publicados para serem distribuídos a crianças hospitalizadas e famílias, com a ação de contação de histórias. Foram atendidas mais de 2.500 crianças.

Saúde Colorida

A EMS marcou presença na 1ª Virada da Saúde de São Paulo, nos dias 11 e 12 de abril de 2015, com a distribuição, para crianças de 4 a 10 anos, do livro “Saúde Colorida” e a contação das suas histórias de maneira lúdica. Diretamente, 1.027 crianças e pais que participaram da ação na Virada da Saúde foram beneficiados.

Hospital de Câncer de Barretos

Desde 2015, a EMS ajuda a viabilizar o atendimento de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo. Para esses pacientes, foram oferecidos diagnóstico e tratamento, entre outros cuidados. A empresa também doou à instituição 20 mil cofrinhos, que foram espalhados por estabelecimentos comerciais Brasil afora, visando arrecadar contribuições para o hospital.

Hospital Sobrapar

O Hospital Sobrapar, localizado em Campinas (SP), recebeu o apoio da EMS em 2015 no projeto intitulado “Uma face para a vida: cirurgias reconstrutoras e reabilitação psicossocial de pessoas com anomalias craniofaciais”, que tem o objetivo de promover o tratamento de crianças e adolescentes com anomalias craniofaciais. Diretamente, 130 crianças/adolescentes e famílias foram beneficiados.

Hospital Pequeno Príncipe

O projeto do Hospital Pequeno Príncipe, “Pelo Direito à Vida”, apoiado pela EMS em 2015, teve como objetivos a aquisição de materiais e de equipamentos para a instituição, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a produção de conhecimento. Localizado em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe é o maior hospital do Brasil exclusivamente pediátrico. Indiretamente, mais de 300 mil pacientes foram beneficiados.

GRAACC

A EMS, em 2015, por meio de apoio financeiro ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), colaborou para a realização de projeto de pesquisa sobre alternativas de tratamento de tumores de sistema nervoso central e oculares sem uso de radioterapia em pacientes menores de 5 anos. O estudo tem como objetivos eliminar os efeitos tardios da radiação e aumentar a sobrevida nessa faixa etária. Diretamente, 50 pacientes foram beneficiados. O GRAACC está situado em São Paulo (SP).

AACD

A EMS apoia desde 2015 o projeto da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) intitulado “Avaliação do Uso da Terapia Celular no Tratamento do Aparelho Locomotor”, que tem como objetivo geral avaliar a segurança e tolerabilidade da administração de células-tronco em pacientes acometidos por deficiências do aparelho locomotor. A sede da instituição que recebe apoio da EMS está localizada em São Paulo (SP). Em 2016, a EMS apoia o projeto de ampliação dos atendimentos na AACD Poços de Caldas/MG. O local recebe pacientes de toda a região sul de Minas Gerais e da região leste do Estado de São Paulo, em um raio de 180 quilômetros.

Projeto Guri

O Projeto Guri, maior programa sociocultural do Brasil, focado em educação musical e desenvolvimento humano, oferece cursos de canto coral, instrumentos musicais, além de iniciação musical a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Existe há 20 anos e tem cerca de 360 polos distribuídos pelo Estado de São Paulo. Recebe o patrocínio da EMS desde 2015.

Associação Obra do Berço

A EMS patrocina, desde 2004, o Torneio de Golfe em prol da Associação “Obra do Berço”. O evento beneficente tem o objetivo de captar recursos para programas sociais da associação, que oferece, por meio de Trabalho Social e Trabalho Socioeducativo, proteção social básica a crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias provenientes de comunidades de alta privação social na zona sul do município de São Paulo (SP).

Lar dos Velhinhos de Campinas

A EMS patrocinou, em 2015, o livro “Entre Memórias, Emoções e Afetos: Histórias de Vida de Moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas”. A obra traz relatos acerca dos idosos da instituição, que é referência nacional no cuidado ao idoso carente. O valor arrecadado com a venda dos exemplares será revertido para reforma e ampliação do prédio, que abriga hoje 130 pessoas com mais de 65 anos de idade. Além desta ação, a empresa contribui com doações em dinheiro em outros projetos da entidade.

Creche Bento Quirino

A EMS patrocina desde 2006 a “Feijoada do Bem”, realizada anualmente para ajudar na manutenção da Creche Bento Quirino, em Campinas (SP). A Bento Quirino atua na comunidade há mais de 100 anos e atende 500 crianças/adolescentes, que se socializam por meio de atividades educativas e culturais.

Expedicionários da Saúde

A EMS firmou parceria com a Associação Expedicionários da Saúde em 2015. A associação foi criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários com o objetivo de levar medicina especializada às populações indígenas isoladas da Amazônia. Especialmente para essa iniciativa, um Centro Cirúrgico Móvel foi montado, evitando a necessidade de deslocamento do enfermo até os centros urbanos. Diretamente, 6.581 pessoas foram atendidas em Alto Rio Negro (AM).

Centro Infantil Boldrini

Desde 2015 a EMS apoia o tradicional “Chá das Xícaras”, evento beneficente realizado em prol do Centro Infantil Boldrini. A meta é arrecadar recursos para a manutenção da instituição. O Boldrini, hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), é referência latino-americana e há mais de 38 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.

Abril Azul

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, a EMS apoiou em 2015 em Campinas a campanha “Abril Azul” - promovida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas (SMPD) e por entidades envolvidas com o transtorno. O azul é a cor símbolo do autismo, em uma alusão à sua predominância no sexo masculino. O objetivo da campanha é divulgar o tema à população e mostrar os avanços no tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Outubro Rosa

A EMS participa desde 2014 da campanha “Outubro Rosa”, em prol da conscientização sobre o câncer de mama. O laboratório, durante todo o referido mês, muda a tradicional cor azul e ilumina a fachada da matriz, em Hortolândia (SP), com o tom da campanha. Na EMS, ocorrem ainda palestras com especialistas em saúde feminina para todas as colaboradoras, entre outras ações.

Novembro Azul

A EMS adere ao Movimento ‘Novembro Azul’, em referência ao mês que marca a conscientização sobre a importância dos exames preventivos de câncer de próstata, e ilumina com essa cor a Caravela Anunciação, localizada na Lagoa do Taquaral, um dos cartões-postais de Campinas (SP). A fachada do laboratório em Hortolândia (SP) recebe a mesma tonalidade azul. Os colaboradores participam na EMS de palestra com médico especialista e recebem folhetos explicativos sobre a doença.

Outras Ações Sociais

Além desses patrocínios, iniciativas e parcerias, a EMS ainda apoia a Campanha MCDia Feliz e adquire cartões de Natal de entidades filantrópicas, promove o Natal Solidário e Campanhas do Agasalho entre os seus colaboradores, realiza doações em dinheiro e mantém outros apoios a eventos em benefício de comunidades carentes.