Qual é o casal que não gosta de dormir juntinho? Mesmo depois de anos de casados, muitos ainda desfrutam da companhia do outro, enlaçados durante grande parte da noite. O hábito de dormir junto com certeza tem os seus benefícios.
Por outro lado, a obrigação de dividir uma cama, hoje, vem se tornando menos rígida e alguns casais preferem dormir em camas individuais ou, até mesmo, em quartos separados. A explicação pode vir de estudos recentes que indicam que o sono é melhor quando há espaço suficiente para que o indivíduo possa relaxar.
Segundo médicos, a qualidade do sono pode cair em até 20% ao dividirmos uma cama. Isso acontece porque, quando dormimos, nosso organismo entra em diversos ciclos do chamado sono REM, um estado inconsciente de descanso profundo. Nesses momentos é que temos nossos sonhos e descansamos de fato.
Durante uma noite, porém, é natural que um adulto tenha entre 20 e 30 microdespertares, momentos contrários ao REM, em que a pessoa volta a um estágio superficial do sono. Uma simples mudança de posição ou o ranger dos dentes é o suficiente para voltarmos nesse estágio de "semiconsciência". Ao dormirmos com outra pessoa na mesma cama o número de microdespertares pode dobrar e, quanto mais isso acontece (e com maior frequência), mais cansada a pessoa acorda no dia seguinte.
O problema ocorre, pois geralmente cada parte do casal possui um horário para acordar e dormir distinto do outro. Isso é ainda agravado quando há aparelhos eletrônicos (TV, vídeo-game, rádio etc.) no dormitório ou por conta de movimentos do parceiro durante o sono e ronco ou apneia. Um estudo realizado pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, observou 40 casais durante o seu sono. Durante os dez primeiros dias eles dormiram juntos; nos dez seguintes, em quartos separados.
O resultado do monitoramento mostrou que durante as noites solitárias o sono dos participantes foi 50% melhor. Mas dormir com o seu parceiro não é de todo mal. Ficar junto da pessoa amada na hora do sono traz segurança e aconchego, o que é bom para o sistema emocional. Abusar da posição "conchinha", preferida dos casais, no entanto, pode trazer outros problemas para a coluna. Confira abaixo dicas para ter uma boa noite de sono sem abrir mão da companhia: